terça-feira, 19 de outubro de 2010

RETIRADA DOS DEGRAUS DA TRILHA DO PICO PARANÁ

 










Num ato de arbitrariedade e vandalismo, foram retirados mais de 20 degraus da trilha que leva ao cume do Pico Paraná em 2008.

Os parceiros na conservação do Parque Estadual do Pico Paraná, entre eles o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM) e os Nas Nuvens Montanhismo (NNM, juntamente com o órgão responsável pelas Unidades de Conservação Estaduais, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP); condenam tal atitude, configurada como Crime Ambiental. O CPM realizou denúncia no IAP, porém sabe das dificuldades em se encontrar o vândalo ou os vândalos.

Um dos objetivos da colocação de degraus nesta trilha, de grande visitação pública, é a contenção de erosões, visto que com eles se delimita a trilha em  trechos verticais e se protege platôs frágeis neste tipo de ambiente (evitando que as pessoas abram novas trilhas ou que alarguem a mesma). Outro objetivo é  a redução dos perigos nos locais com exposição vertical.

O Clube Paranaense de Montanhismo, que dentro do Programa Adote uma Montanha da CBME, tem o Pico Paraná e adjacências, como área a seus cuidados a pelo menos quinze (15) anos, conta com  aprovação do IAP e registros da manutenção da trilha.

O CPM está diligenciando esforços para reparar o que foi sinistrado e tomar outras providências.

Visite o site do CPM e NNM e acompanhe as datas dos mutirões de conservação da trilha. Contribua,  seja parte deste ambiente... e compense sua passagem pelas Montanhas!

Um comentário:

  1. Lembrando que este texto foi apresentado à diretoria para aprovaçãO! tornando-se um posicionamento oficial do Clube Paranaense de Montanhismo.

    ResponderExcluir