domingo, 17 de outubro de 2010

HISTÓRICO DO MONTANHISMO

Motivados pela conquista de novos territórios, os desbravadores e aventureiros sempre tinham os cumes das montanhas como pontos estratégicos para suas observações, também freqüentadas por poetas e monges que procuravam os locais mais escarpados para suas inspirações.
            A primeira escalada até o cume de uma montanha, registrada em forma de uma narrativa, foi realizada no ano de 1336, mais precisamente no dia 24 de abril de 1336 pelo italiano Francesco Petrarca e seu irmão Geraldo, os dois moradores da província de Avignom, escalaram o monte VENTOUX, um típico pico pré alpino com 1912 m deixando o seguinte registro:
            "Hoje escalei a montanha mais alta da redondeza, conhecida como mont Ventoux. Senti por dentro o privilégio de ser o primeiro a estar em um pedaço de terra nas alturas: a muitos anos que vinha sonhando com esse momento. Primeiro fiquei parado sentindo o sopro do vento em minha face e no minuto seguinte, dei uma volta completa sobre meus calcanhares contemplando a paisagem que se estendia e fiquei pasmo com a beleza que vi. Olhei para trás e para baixo, nuvens se juntavam a meus pés e céu infinito alcançavam meus olhos ao longe..."
            Apenas no século XVIII, motivados pela obsessão do suíço Horace Saussure que oferecia uma enorme recompensa, foi conquistado em 1786 o cume do Mount Blanc com 4807 m, nos Alpes franceses. Iniciando um esporte denominado ALPINISMO.
            Fascinando muitos adeptos as montanhas foram sendo conquistadas e em 1953 a maior delas o Everest com 8848 m pelo neozelandês Edmund Hillary e Tenzing Norgay um sherpa nepalês.
            Todas estas conquistas motivaram o aprimoramento de equipamentos e técnicas que foram se adaptando de acordo com as dificuldades encontradas, tais como clima, altitude, tipos de rocha e a própria evolução técnica.
            No Brasil a primeira equipe formada para se subir uma montanha foi comandada por Joaquim Olimpio de Miranda, conhecido por carmeliano, que em 21 de Agosto de 1879 conquistou o pico MARUMBI com 1800 m (reduzido por Rinard Macck para 1547 m e corrigido em 1991 para 1539 m), que em 1880 foi batizado por OLIMPO em homenagem ao seu conquistador e à morada dos deuses da mitologia.
            Criado em 1928, pelo historiador Romário Martins o neologismo MARUMBINISMO foi considerado em 1950 como sinônimo de Alpinismo.

Texto extraído da apostila de iniciação ao montanhismo do CPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário