domingo, 17 de outubro de 2010

QUEM SOMOS


O Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), constituído no dia 08 de Junho de 1.978, é uma Sociedade Civil de Utilidade Pública, de duração indeterminada conforme determina a Lei Estadual 7.895 publicada no dia 08 de Agosto de 1.984. Com sede e foro na rua Flávio Dallegrave, número 5.044, no bairro Boa Vista, da cidade Curitiba, capital do Paraná,tem por finalidade o desenvolvimento do montanhismo em suas diversas modalidades e outras práticas desportivas, culturais, cívicas e recreativas.
Fundado a partir dos ideais comuns de um grupo de montanhistas residentes em Curitiba mas com grande paixão pelas montanhas, em especial pela Serra do Mar, em benefício e organização do montanhismo. Em pouco tempo agregou mais e mais adeptos e tornou-se num dos mais tradicionais clubes de montanha do Brasil. Foi do CPM que sairam e ainda saem alguns dos melhores montanhistas do estado, reconhecidos no Brasil e muitos já no exterior também.
Membro fundador da Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), que foi criada para organizar, padronizar e monitorar o montanhismo e suas várias modalidades e práticas no estado do Paraná com ética e segurança. Atuante junto aos órgãos governamentais e não-governamentais (IBAMA, IAP, BPFLO, CB, COSMO, SOS Mata Atlântica…) estabelecendo parcerias e convênios, cobranças, responsabilidades, sendo a Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) juntamente com as federações do Rio de Janeiro (FEMERJ) e de São Paulo (FEMESP) as responsáveis pela criação da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) A confederação visa unir forças para criar um único padrão de linguagem para o montanhismo brasileiro, organizando e padronizando o montanhismo interno e fortalecendo a imagem pelo mundo afora.




Age promovendo cursos, palestras, encontros e outras formas de atividades ligadas aos esportes de montanha, desenvolvendo cursos ou grupos específicos nas diversas atividades relacionadas a saúde e segurança em ambiente de montanha, age também nas diversas modalidades de turismo e meio ambiente ecologicamente corretos.

-          Departamento Técnico:
Atualmente o Dpto. Técnico é o reponsável pela supervisão e manutenção dos cursos ministrados pelo clube, pelas análises das trilhas e vias de escalada e pelo cronograma oficial  de atividades do clube.
Foi do Departamento Técnico do CPM, que nos anos 90 surgiu o COSMO, o melhor e mais conceituado grupo de busca e resgate em ambiente de montanha do Brasil. Dado ao profissionalismo empregado e a dedicação necessária o grupo acabou se desvinculando ao clube, mas mantém ainda ótimo relacionamento e alguns integrantes em comum. Criado para auxiliar as forças oficiais do Estado, o COSMO é formado por experientes montanhistas com técnicas avançadas de resgate, e mesmo assim estão sempre em reciclagem e aprimoramento de novos, práticos e eficazes conceitos de resgate, já realizou inúmeros resgates em situações extremas, sendo modelo para o Brasil.

-          Departamento de Escalada:
Organiza cursos e atividades em nosso campo escola: o Anhangava, bem como nos arenites da escarpa devoniana de São Luiz do Purunã, com toda segurança e técnica necessária para prática da escalada. 
-          Departamento de Caminhada:
Trabalha com ações para preservar, educar, monitorar e estabelecer normas de mínimo impacto para as regiões de montanha do estado. Ministra cursos, palestras e programas de reciclagens, visando o aprimoramento técnico e conceitual dos montanhistas. Organiza multirões de manutenção de trilhas de acesso, que envolvem a conscientização sobre mínimo impacto dos aventureiros que se encontram na área de manutenção, proteção em trechos que oferecem riscos, melhorias na sinalização, limpeza das fontes de água e áreas de acampamentos e coleta de lixo que é sempre o maior problema.

Atividades:
Conta com um calendário de atividades periódicas e regulares, oferecendo aos associados o conhecimento e o contato com lugares, paisagens e escaladas nas diversas montanhas do Paraná. Oferece atividades recreativas e de ação social, sendo que as escaladas de um dia e os multirões de limpeza e manutenções de trilhas são os mais frequentes.
- As escaladas de um dia oferecem aos associados do CPM, o contato com as montanhas do Paraná. Normalmente é escolhida uma certa montanha a ser visitada, agendada a data do passeio, feita uma caminhada até o cume desta montanha e o retorno é no mesmo dia. Com o agendamento do passeio e dependendo da dificuldade da caminhada e do estado de conservação da trilha, definimos o número ideal  de montanhistas que a trilha comporta. Com isso conseguimos  ter uma precisão de como será o passeio, a quantidade de guias necessários e o controle sobre o mínimo impacto na montanha.
- Os multirões de limpeza e manutenções de trilhas e acessos à montanhas são agendados conforme uma prévia análise da área. Normalmente são
analizados fatores como situação de limpeza (quantidade de lixo depositado no local), estado de erosão e desgaste natural da trilha e áreas de acampamentos,

pontos críticos e mal sinalizados, impasses e questões políticas com moradores locais… Depois levantamos o material e as técnicas a serem utilizados, o contingente necessário, o gronograma de ação…

Cursos:

Periodicamente oferecemos cursos de capacitação técnica sobre o montanhismo. Cursos dinâmicos onde o aluno aprende sobre o tema abordado de forma teórica e exercita o conhecimento obtido de forma prática, sendo o tempo inteiro monitorado pelos montanhistas mais experientes do CPM.

-          Iniciação ao Montanhismo:
Indicado para pessoas leigas ao assunto, novos montanhistas, ou como reciclagem para os mais experientes. Durante o curso o aluno aprende sobre os diversos fatores (história, conhecimentos gerais e específicos) que o ajudarão a se tornar um montanhista, capacitado a adentrar em qualquer montanha do Brasil.  Também serve como pré requisito para o curso Básico de Escalada em Rocha. As aulas teóricas são ministradas na segunda, terça, quinta e sexta, das 19:30 às 22:30 e aula prática sendo um acampamento com pernoite na montanha, onde o aluno poderá concretizar o conhecimento teórico adquirido durante a semana.
Carga Horária: 48h (12h  teóricas e 36h práticas).
Tópicos ministrados:
-          Caracerísticas Gerais da Serra do Mar Paranaense;
-          Histórico;
-          Modalidades;
-          Primeiros Passos;
-          Roupas e Equipamentos;
-          Acampamentos;
-          Meteorologia;
-          Orientação, Navegação e Novas Rotas:
-          Socorros Urgentes.

-          Básico de Escalada em Rocha.
Neste curso o aluno aprende as diversas técnicas exigidas para se escalar em qualquer lugar do país. Um curso muito dinâmico e complexo, indicado para quem realmente está interessado no esporte e na conscientização da segurança em esporte de aventura. As aulas teóricas são ministradas na segunda, terça, quinta e sexta, das 19:30 às 22:30 e aula prática sendo um dia de escalada na montanha, onde o aluno poderá irá testar as diversas técnicas aprendidas durante a semana.
Carga Horária: 24h (12h  teóricas e 12h práticas).
Tópicos ministrados:
-          Histórico;
-          Modalidades;
-          Técnicas de Caminhada;
-          Meio Ambiente;
-          Alimentação;
-          Código de Ética;
-          Equipamentos;
-          Nós;
-          Técnicas de Escalada;
-          Estilos de Escalada;
-          Técnicas de Segurança;
-          Técnicas de Rapel;
-          Socorro em Montanha;
-          Treinamento e Flexibilidade;
-          Literatura Indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário