segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PAARE - PREVENÇÃO DE ACIDENTES E AUTO-RESGATE EM ESCALADA


 
PAARE é um curso que visa à prevenção de acidentes, reciclar e atualizar os procedimentos de segurança em escalada, do encordoamento à segurança do guia e do segundo, passando pelos procedimentos de ancoragem à descida.
Na parte de auto-resgate, primeiro vem à aplicação dos meios de fortuna, no qual o participante vai poder praticar procedimentos de subir e descer pela corda, primeiro sem nenhum mosquetão, apenas com cordas e nós, depois com 1, 2 e assim por diante. Criando autonomia para se movimentar com segurança e a base para fazer tudo com cordas, mosquetões e nós, que é o que o escalador sempre tem. Ao fazer uso de um equipamento apropriado como um blocante mecânico, é lucro. Depois vêm os procedimentos de sistemas de polias, conhecidos também como multiplicadores de força, e o resgate de um companheiro em parede.


Sempre preocupados com que os escaladores possam se atualizar, rever procedimentos e escalar com segurança.


O Curso surgiu da necessidade de atualizar e aprofundar os conhecimentos de quem já havia feito curso básico de escalada ou que iniciou na escalada sem curso e precisa se aperfeiçoar. Também por que em um curso básico só é passado o mínimo para se escalar com segurança, já sendo muita informação.





Já foram ministrados 26 cursos, desde sua criação sendo o 1° curso,em 1998, promovido com apoio do Clube Alpino Paulista.




As entidades que já participaram deste curso foram: CAP, FEMERJ no Rio de Janeiro, já foram três edições; FGM em Porto Alegre já foram quatro edições; FEMESP em São Paulo, três edições; uma em Petrópolis, com apoio do CEP; uma em Fortaleza com apoio da ACEME; duas em Brasília com apoio da ABESC; três em Belo Horizonte com apoio da AME e FEMEMG; duas no Espírito Santo com apoio da ACE; duas em Joinville com apoio da AJM e FEMESC; uma em Camboriú com apoio a ALEM; Esse vai ser o quarto aqui em Curitiba, com apoio do CPM e do Campo Base.

Em todas as capacitações,são oferecidas vagas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros locais, com a intenção de estreitar o relacionamento, trocar experiências e proporcionar um conhecimento que muitas vezes não esta disponível dentro da corporação.






Ronaldo Franzen, “Nativo”, é idealizador e ministrante do curso PAARE.
Iniciou suas atividades nas montanhas da Serra do Mar do Paraná em 1980. Atua como Coordenador Técnico da Marumby Consultoria e Treinamentos, especialista em Montanhismo, Escalada, Técnicas e Resgate em Ambiente Vertical e Gestão da Segurança em atividades de aventura, atuando como instrutor, convidado em seminários técnicos, cursos de extensão e especializações nestas atividades. Vive atualmente na base do Campo Escola de Montanha do Anhangava, onde proporciona além das capacitações de Iniciação ao Montanhismo e Escalada em Rochas, opera os produtos Dia de Montanha e Dia de Escalada certificados pelo Programa Aventura Segura.
Nativo, também organizou e participou de várias expedições nacionais e internacionais em caráter esportivo e educacional, tendo escalado, ministrado cursos, aberto novas vias e setores por vários estados do Brasil. Viajou ao exterior, com sua primeira expedição aos Andes, em 1986 e, depois à Patagônia tendo escalado vários cumes. Destaques para a Primeira expedição brasileira ao Cáucaso na Rússia, em 1996; Expedição brasileira em estilo Alpino ao Monte McKinley, no Alaska, em 1996. Participou como personagem do documentário Extremo Sul, Monte Sarmiento, Terra do Fogo, em 2003; Escalada do Pilar Norte do Fitz Roy, pela face oeste em Fevereiro de 2008, também, escaladas na Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Chile.

Texto: Vicente Cesar Farias

Um comentário:

  1. ola pessoal meu nome é Emerson estou procurando um curso de escalagem aqui no parana será que voces nao teriam algum para me indicar? deixo meu email para qualquer informação emerson_rdl@hotmail.com
    desde ja grato

    ResponderExcluir