domingo, 17 de outubro de 2010

MORRO DO ANHANGAVA

O Morro do Anhangava é um dos locais mais tradicionais para a prática de escalada em rocha no Sul do Brasil, sendo considerado o principal "Campo Escola" do montanhismo paranaense.

O Anhangava (do tupi morro do Diabo), é um morro de granito muito grande, mas sem uma parede alta para a escalada, sendo que as vias se dividem em diversos setores.

A escalada ali é estritamente esportiva, mas há uma ou outra via que pode ser um treino para uma escalada tradicional e há também muitos boulderes.

É muito interessante um morro ser palco de diversas escaladas esportivas. A acessibilidade ao local, a belíssima paisagem, desta que é uma montanha da Serra do Mar, fazem do Anhangava um dos locais mais especiais para a escalada e também caminhada.

Na base do morro fica o Refúgio 5.13, que fornece abrigo aos escaladores que vieram de longe e que também tem se tornado cada vez mais um local de encontros e confraternizações da comunidade da montanha de Curitiba.

O Morro do Anhangava fica dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma Unidade de Conservação que é fruto de muitas lutas dos escaladores contra as mineradoras, que ameaçavam o morro. Ainda que o parque careça de infra-estrutura, há regras de uso e espera-se o bom censo por parte dos frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário