PAARE é um curso que visa à prevenção de acidentes, reciclar e atualizar os procedimentos de segurança em escalada, do encordoamento à segurança do guia e do segundo, passando pelos procedimentos de ancoragem à descida.
Na parte de auto-resgate, primeiro vem à aplicação dos meios de fortuna, no qual o participante vai poder praticar procedimentos de subir e descer pela corda, primeiro sem nenhum mosquetão, apenas com cordas e nós, depois com 1, 2 e assim por diante. Criando autonomia para se movimentar com segurança e a base para fazer tudo com cordas, mosquetões e nós, que é o que o escalador sempre tem. Ao fazer uso de um equipamento apropriado como um blocante mecânico, é lucro. Depois vêm os procedimentos de sistemas de polias, conhecidos também como multiplicadores de força, e o resgate de um companheiro em parede.
Sempre preocupados com que os escaladores possam se atualizar, rever procedimentos e escalar com segurança.
O Curso surgiu da necessidade de atualizar e aprofundar os conhecimentos de quem já havia feito curso básico de escalada ou que iniciou na escalada sem curso e precisa se aperfeiçoar. Também por que em um curso básico só é passado o mínimo para se escalar com segurança, já sendo muita informação.
Já foram ministrados 26 cursos, desde sua criação sendo o 1° curso,em 1998, promovido com apoio do Clube Alpino Paulista.
As entidades que já participaram deste curso foram: CAP, FEMERJ no Rio de Janeiro, já foram três edições; FGM em Porto Alegre já foram quatro edições; FEMESP em São Paulo, três edições; uma em Petrópolis, com apoio do CEP; uma em Fortaleza com apoio da ACEME; duas em Brasília com apoio da ABESC; três em Belo Horizonte com apoio da AME e FEMEMG; duas no Espírito Santo com apoio da ACE; duas em Joinville com apoio da AJM e FEMESC; uma em Camboriú com apoio a ALEM; Esse vai ser o quarto aqui em Curitiba, com apoio do CPM e do Campo Base.
Em todas as capacitações,são oferecidas vagas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros locais, com a intenção de estreitar o relacionamento, trocar experiências e proporcionar um conhecimento que muitas vezes não esta disponível dentro da corporação.
Iniciou suas atividades nas montanhas da Serra do Mar do Paraná em 1980. Atua como Coordenador Técnico da Marumby Consultoria e Treinamentos, especialista em Montanhismo, Escalada, Técnicas e Resgate em Ambiente Vertical e Gestão da Segurança em atividades de aventura, atuando como instrutor, convidado em seminários técnicos, cursos de extensão e especializações nestas atividades. Vive atualmente na base do Campo Escola de Montanha do Anhangava, onde proporciona além das capacitações de Iniciação ao Montanhismo e Escalada em Rochas, opera os produtos Dia de Montanha e Dia de Escalada certificados pelo Programa Aventura Segura.
Nativo, também organizou e participou de várias expedições nacionais e internacionais em caráter esportivo e educacional, tendo escalado, ministrado cursos, aberto novas vias e setores por vários estados do Brasil. Viajou ao exterior, com sua primeira expedição aos Andes, em 1986 e, depois à Patagônia tendo escalado vários cumes. Destaques para a Primeira expedição brasileira ao Cáucaso na Rússia, em 1996; Expedição brasileira em estilo Alpino ao Monte McKinley, no Alaska, em 1996. Participou como personagem do documentário Extremo Sul, Monte Sarmiento, Terra do Fogo, em 2003; Escalada do Pilar Norte do Fitz Roy, pela face oeste em Fevereiro de 2008, também, escaladas na Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Chile.
Texto: Vicente Cesar Farias
ola pessoal meu nome é Emerson estou procurando um curso de escalagem aqui no parana será que voces nao teriam algum para me indicar? deixo meu email para qualquer informação emerson_rdl@hotmail.com
ResponderExcluirdesde ja grato